Revista Arquidiocese 50 anos
DOM ORLANDO BRANDES

Em meio às celebrações do ano jubilar da Arquidiocese, Londrina recebeu seu quarto Arcebispo na pessoa de Dom Orlando Brandes, até então Bispo Diocesano de Joinville. Tomou posse de seu novo posto de trabalho no dia 23 de julho de 2006 em concorrida cerimônia na Catedral, com a presença do Episcopado paranaense, dezenas de sacerdotes, religiosos (as), diáconos e uma multidão de fiéis.
Dom Orlando é catarinense de Urubici, onde nasceu a 13 de abril de 1946. É filho de Gregório Brandt e Hilda Morais Brandt (falecidos), possui 6 irmãos. Após o curso primário, ingressou no Seminário São João Maria Vianey, de Lajes (SC). Em 1968 concluiu filosofia na UCP, em Curitiba. Fez seus estudos teológicos na Universidade Gregoriana e na Academia Alfonsiana em Roma, especializando-se em Teologia Moral em 1973. Recebeu a Ordenação Sacerdotal em Francisco Beltrão (PR) em 26 de julho de 1974.
Foi professor de Teologia Moral e Dogmática no Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC) de 1974 a 1994. Em 05 de junho de 1994 foi sagrado Bispo de Joinville (SC), destacando-se, entre outros trabalhos, pela Criação da Diocese de Blumenau, pela fundação de 10 escolas de formação para leigos e pela formação permanente do clero.
Iniciando seu labor episcopal em Londrina, Dom Orlando tem como prioridade estimular os Grupos de Reflexão que, segundo ele, constituem uma opção pela pequena comunidade e pelo encontro das pessoas nas ruas e nas casas. Os Grupos de Reflexão favorecem a multiplicação de lideranças e de vida na Igreja.
Igualmente, quer incentivar a leitura orante da Bíblia, convicto de que o estudo e a reflexão da palavra de Deus são meios eficazes de crescimento na fé e de testemunho cristão.
A questão das vocações sacerdotais é outra grande preocupação do novo Arcebispo, que se propõe a vocacionalizar toda a ação da igreja. Para ele, tanto os leigos como os bispos precisam dos padres, pois são pessoas-chave no encaminhamento das pastorais e da vida da Igreja.
Dom Orlando tem uma presença ativa nos meios de comunicação social, seja nas rádios, seja nas emissoras de televisão. Mantém no jornal “Folha de Londrina” uma coluna semanal sobre variados assuntos eclesiais, que ajudam na formação do seu rebanho.

13
Página anterior VOLTAR AO ÍNDICE Próxima página
Travessa Pe. Eugênio Herter, 33 - CEP 86.010-140 Londrina - PR Fones (43) 3324-5255 / 3322-1960 - Fax 3026-1960
©Copyright 2008 - CATEDRAL METROPOLITANA DE LONDRINA
Site desenvolvido por: WS Web Sites